+55 11 4725 7662    |  +55 11 97227 5591  

Branding de pequenas empresas
para iniciantes

Nelson Shimada | 12/09/2017

Se você tem uma empresa, você inevitavelmente terá de trabalhar a sua marca. De acordo com o marketingdeconteudo.com, Branding é definido como a gestão de uma marca. Todo o trabalho realizado com o objetivo de tornar a sua marca mais conhecida, mais desejada, mais positiva na mente e no coração dos seus consumidores. Envolve desde a concepção da marca até as ações cotidianas de marketing da empresa.

Desenvolver uma estratégia de branding não precisa ser complicado. Aqui estão algumas dicas simples para fazer a sua marca crescer!

1. Crie uma persona

Como marca, você tem de sempre comunicar com pessoas que compartilham suas ideias e que precisam do seu produto ou serviço. Se você não sabe com quem você quer conversar, vai ser muito difícil atingir o seu público. Criar uma persona é dar vida a esses indivíduos e te ajuda a descobrir a melhor maneira de vender para eles.

Uma persona nada mais é que uma simples descrição da pessoa que você está tentando atingir. Pode ser uma ou várias. Dê a elas nomes. Descreva suas características (“Maria é pós graduada e gosta de comida orgânica.”) para conhece-las melhor. Quando for desenvolver uma estratégia de comunicação, tenha elas em mente. Converse com elas.

2. Desenvolva a sua voz

A maneira que você transmite a sua mensagem é basicamente a sua voz. Pode ser profissional, casual ou até engraçado. O tom que você usa deve impactar positivamente com o seu público alvo. Se sua empresa for B2B, talvez seja melhor utilizar um tom mais formal. De qualquer forma, é muito importante escolher um tom que seja consistente em todos seus canais de comunicação.

Se você terceiriza a produção do seu conteúdo, seus redatores devem utilizar a voz da sua marca como se fosse sua segunda natureza. É sempre muito bom criar um documento com as regras de sua marca e orientá-los o máximo possível. A sua voz é um dos pilares da identidade da sua marca, portanto conheça ela bem.

3. Conheça os valores da sua marca

Estabelecer o que a sua marca representa pode te ajudar imensamente nos esforços de marketing, pois a partir daí é possível comunica-los aos seus clientes.

Como fazer isso? Pois bem. Escreva quais são os fatores mais importantes da sua empresa. É o meio ambiente? Se for, mostre que todas as decisões são tomadas alinhadas a este valor. Pode ser a utilização de energias renováveis no seu escritório ou criação de programas de reciclagem.

4. Crie um blog

Blogs são muito importantes para sua estratégia de marketing. A grande maioria das pessoas confiam em suas informações. Dependendo, eles podem te dar até mais resultado que uma campanha publicitária.

Escreva sobre o que é importante para o seu público alvo, escreva sobre algo que vai agregar a vida deles em alguma maneira. Se você não tem tempo para escrever um blog, contrate.

SAIBA MAIS SOBRE O QUE A EGGBOX PODE FAZER PARA A SUA MARCA CRESCER

ENTRE EM CONTATO
2017-11-06T23:44:23+00:00