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Como não errar em Marketing de Conteúdo

Nelson Shimada | 12/09/2017

Desde que o Google lançou o algoritmo Panda em 2011 e Penguin em 2012, as empresas que atuam na web mudaram suas estratégias de marketing de conteúdo. Com esses algoritmos, o site de buscas colocou novas regras de como obter melhores ranking. Subir de posição no Google só é possível por meio de fornecimento de conteúdo de valor. Usuários exigiram relevância e valor e o Google agiu prontamente para garantir a melhor experiência de usuário possível.

Práticas como esquemas de linking, sobrecarregamento de palavras-chaves, content farming, Black Hat SEO e outras ações que visam ludibriar o site de busca são identificados e demovidos e delistados. Em 2013 o Google lançou o algoritmo Hummingbird que visa a intenção do usuário.

Essas mudanças nos algoritmos que garantiram a posição de rei para conteúdo aliados a um entendimento melhor sobre o mercado dos milênios resultou no surgimento do Marketing de Conteúdo.

Marketing de Conteúdo é definido como um conjunto de ações para engajar com seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e agregando valor para as pessoas de modo a gerar interesse por sua marca.

Mas como qualquer tipo de marketing, a implementação não é tão simples. Sem uma estratégia certeira, empresas podem investir muito dinheiro em campanhas e obter resultados não satisfatórios. De acordo com o Content Marketing Institute, em 2017 86% de empresas B2C e 89% de empresas B2B estão utilizando do marketing de conteúdo. Dito isso, 90% das empresas pesquisadas disseram ter obtidos resultados não satisfatórios.

Então por que a grande maioria das empresas não conseguem acertar no Marketing de Conteúdo?

1. Falta de estratégia

Qualquer estratégia, mesmo que ruim é melhor que não ter uma. Com uma estratégia ruim, pelo menos pode se identificar o que tem de errado nela e corrigir. Sem estratégia, você vai continuar a fazer a mesma coisa de sempre, desperdiçando dinheiro, tempo e fazendo um desserviço a sua marca.

Estratégia é chave para o sucesso. Siga algumas digas abaixo:

– Uma estratégia vencedora começa com a definição de KPI’s (Indicador Chave de Desempenho). Identifique quais os números mais importantes para sua empresa (e.g. views, comparilhamentos, tráfego, CTRs, conversões etc.) e comece a monitorá-los.

– Mude a sua estratégia com o tempo. Se o que está sendo feito não está entregando o resultado desejado, mude.

– Não deixe que a estratégia seja feita somente pela sua empresa de marketing. Isso é uma responsabilidade sua. Você conhece seu mercado e seu target mais que ninguém. O trabalho deles é desenvolver o calendário editorial, escrever seu conteúdo e ajudá-lo a publicar. Eles apenas executam a estratégia montada por você.

– Simplesmente publicar qualquer conteúdo não é uma estratégia. Marketing de Conteúdo faz parte de um conjunto maior – audiência, receita, lucro e marca. Apenas escrever algum artigo no seu blog não é estratégia.

2. Você não está investindo o suficiente no marketing de conteúdo.

Como qualquer coisa na vida, você recebe pelo que você paga. Se você quiser obter resultado, é necessário investir pelo menos o suficiente para fazer alguma diferença. A palavra chave aqui é ROI (Retorno sobre investimento).

Se gerar lead por meio tradicional custa R$100,00, com marketing de conteúdo com estratégia custa R$41,00.

De novo, de nada adianta se não tiver uma boa estratégia por trás dos esforços. Simplesmente jogar dinheiro também não vai mudar em nada.

– Monitore quais ações estão dando mais resultado (ROI) e invista mais nelas.

– Invista em profissionais que saibam onde investir seu dinheiro.

– Se seu orçamento é um problema, foque em métodos menos custoso.

O importante é sempre ver o seu ROI.

3. Você não está monetizando seu conteúdo

A maneira mais rápida de matar o seu marketing de conteúdo é fazer absolutamente nada depois de criar o seu conteúdo.

Alguns acham que “Marketing de Conteúdo” é apenas criar conteúdos e os clientes simplesmente vão acha-los. Errado. O alcance orgânico em todas as redes sociais é pífio.

Criar é apenas o primeiro passo. O segundo é promove-lo.

Como promover seu conteúdo? Olha algumas dicas abaixo:

– Email marketing para um landing page.

– Posts e compartilhamentos em mídias sociais

– Influenciadores do seu setor que pode compartilhar seu conteúdo

4. Seu conteúdo não é engajante

As vezes o seu conteúdo não é legal. Não engajam as pessoas e não geram impacto para sua marca.

Com o mar de conteúdo é já fácil você se perder. Se seu conteúdo não soa bem com seu público alvo, já era.

Estude o seu público alvo e identifique o que eles querem ler. Pesquise seu mercado, seus concorrentes. Veja o que funciona para eles e monte seu próprio conteúdo.

5. Traça metas realistas

Marketing de Conteúdo é apenas uma ferramenta. Ele não faz milagres. O importante é você conhecer melhor o seu segmento.

6. Você está num nicho muito difícil de trabalhar

Tem alguns setores do mercado que é realmente mais difícil de se trabalhar. Pode ser que o seu público não esteja online. Pode ser que o produto ou serviço que você fornece não seja tão “sexy”.

Não há uma formula mágica que produz sucesso imediato. Identifique tipos de conteúdo que funcionam dentro do seu nicho. O marketing de conteúdo pode não ser o caminho certo. O importante é sempre estar atento a o que acontece no seu mercado e identificar oportunidades.

7. Divirta-se

Ninguém quer conteúdo tão sério. Se você não consegue produzir conteúdo leve e com humor, tem alguma coisa errada aí. Se você não está se divertindo com seu conteúdo, te garanto que o seu público vai achar bem pior.

Em conclusão, tem milhões de motivos pelas quais o seu marketing de conteúdo não esteja funcionando, mas estou convencido que 90% das empresas podem utilizar de marketing de conteúdo, ou usá-los melhor para obter melhores resultados.

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2017-10-06T05:31:43+00:00