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Como aumentar as vendas online do seu
E-Commerce

Nelson Shimada | 25/09/2017

Toda ação para aumentar as vendas online para o seu e-commerce tem um custo. Ele pode ser de forma direta através de Google Adwords ou Facebook ads. Você pode estar pagando para criar conteúdo para o seu Facebook ou blog, ou desenvolvendo por conta própria. De qualquer maneira, todo esforço toma tempo e recurso. Por isso, é muito importante não errar na hora de converter seus visitantes em compradores.

Nem todos vão comprar na hora

Quando um visitante vai para o seu website e sai sem comprar, teoricamente você está perdendo dinheiro. Mas, nem todos estão preparados para fazer a comprar naquela hora. Muitas empresas do ramo de moda tentam resolver este problema com mais anúncios no Facebook e retargeting. O problema aí é que possivelmente o visitante nunca teve a intenção de comprar aquele determinado produto. Isso não significa que ele nunca ira comprar algo da sua empresa. Apenas quer dizer que não foi a hora certa.

Crie um cenário ideal

O melhor cenário para o seu negócio seria capturar o máximo de informação sobre todos que visitam o seu website e segmentá-los por determinados critérios como faixa etária, renda ou praça. Feito isso, desenvolva um relacionamento que facilita a conversão.

A maioria das empresas de moda tentam capturar e-mails oferecendo descontos ou newsletter. Mas será que isso é o melhor jeito de conquistar o seu público?

Pense como seus clientes

Coloque-se no lugar do seu consumidor. Quando você está procurando um determinado produto, é bem provável que esteja entrado em outros websites ao mesmo tempo.

De repente, você acha algo interessante em uma loja virtual que você nunca ouvir falar. Você realmente quer receber updates e newsletter desta loja? É bem provável que a resposta seja ‘não’. Essa estratégia acaba não oferecendo algo de valor para o comprador que você está tentando converter.

Te interessa receber algum tipo de desconto? Sim, é lógico! Mas dependendo do valor do produto e o desconto que você está preparado a conceder, acaba não valendo muito a pena para o seu público.

Por outro lado, se você conceder um desconto muito grande, você está dizendo ao seu público e compradores que seus preços não são confiáveis.

E como resolver este problema? Ofereça algo de valor não-monetário para os seus visitantes. Por exemplo, para aqueles que procuram sapatos, você pode oferecer um guia sobre como adquirir o par ideal. Se sua marca oferece as últimas tendências do mercado, ofereça informação sobre o que está na moda na época.

O legal de oferecer um guia na sua loja virtual é que pode ser utilizado por aqueles que não querem comprar de você naquele momento. A pessoa pode estar navegando em vários websites ao mesmo tempo. Ao oferecer algo do tipo para seus visitantes, você acaba se posicionando como autoridade do assunto. Quando estiver preparados a comprar, sua marca estará na mente do consumidor, diferentemente dos seus concorrentes que oferecem a mesma coisa que todos os players do mercado.

Não é difícil evitar erros que impedem aumento de suas vendas. Pense como seus clientes e analise suas vendas como um processo. Quando alguém não quer comprar naquela hora, não quer dizer que futuramente a venda não possa acontecer. Obtenha as informações do seu público e continue suas ações de marketing de maneira que atraia e converta visitante em compradores.

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2017-10-06T05:31:43+00:00