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Estratégias de mídias sociais de grandes marcas, para pequenos negócios

Nelson Shimada | 12/09/2017

As grandes marcas têm a vantagem de ter alcance, recursos e orçamentos invejáveis. Se você é um pequeno empresário, é bem provável que tenha sentido um pouco de inveja das campanhas bem-sucedidas das grandes. Afinal, como é que uma pequena empresa pode alcançar o sucesso de uma Coca-Cola da vida?

Pois bem, mesmo não tendo recursos de uma marca grande, é possível aplicar alguns fundamentos universais de mídias sociais para sua marca, independentemente do orçamento.

1. Seja mais autêntico

A maioria das empresas tem dificuldade em ser percebida como ‘autêntica’ nas suas campanhas de mídias sociais. A Purina, uma das maiores marcas de Petfood do mundo, tinha essa mesma dificuldade. Por consequência, a marca sofria com uma queda sensível nas vendas.

Para reverter a situação, a Purina lançou a campanha “Trust” (Confiança, em tradução livre). Ela mostrava a interação entre os colaboradores da marca e seus bichos de estimação. O resultado: A campanha conseguiu desenvolver uma conexão pessoal entre a marca e o seu público alvo recebendo milhões de impressões e menções.

Mantenha a sua voz. Fale com seu público como se fosse um amigo e não um potencial consumidor da marca. Seja mais transparente. Mostre um pouco dos bastidores da sua operação. A transparência revela o lado humano da sua empresa.

Para mensurar o sucesso, utilize uma ferramenta de mídias sociais que demonstra o que as pessoas estão comentando sobre sua marca.

2. Utilize as mídias sociais para responder perguntas dos seus clientes.

A Southwest Airlines, uma linha aérea conhecida pelos atrasos e outros problemas operacionais, lançou um canal nas mídias sociais onde seus clientes podem acessar e tratar dos assuntos e fazer perguntas.

Após o contato, a Southwest responde diretamente para seus clientes e os mantêm atualizados dos assuntos relacionados à empresa.

O case da Southwest nos mostra que é possível fazer das redes sociais um canal de atendimento ao cliente.

Como aplicar

Mesmo não tendo um setor vasto de atendimento ao cliente como a da Southwest, você pode descobrir através de menções, quais dúvidas são mais recorrentes e importantes para o seu público e responde-los.

Quando o seu público alvo descobrir que você é facilmente acessível via mídias sociais, eles vão utilizar menos o telefone para contatar a empresa.

3. Vídeo

Vídeo marketing é muito importante para atrair o seu público alvo. É um dos motivos que Youtube recebe milhões de visitas por dia. Uma das empresas que utiliza do vídeo marketing nas mídias sociais é a Coca-Cola.

Lançaram uma campanha contra o preconceito onde pessoas de diversos contextos foram convidados para participar de um Iftar (quebra de jejum noturno durante o mês de Ramadão). Não era um evento qualquer pois os convidados, que não se conheciam, ficaram em completa escuridão.

Eles interagiram no escuro através de perguntas e comentários. Quando acenderam as luzes, descobriram que eram todos bem diferentes de seus conceitos pré-estabelecidos.

No final do vídeo, a empresa declara que rótulos não foram feitos para pessoas e sim para latas.

O vídeo recebeu mais de 18 milhões de visualizações, gerou exposição no valor de USD 30M, foi o segundo maior vídeo viral publicitário do mundo em 2015, gerou 35% taxa de engajamento no Facebook e 33% no Twitter.

Utilizar o Youtube e vídeo social é algo que a grande maioria das empresas conseguem fazer, mesmo com orçamento limitado. Se sua empresa não tem o fôlego financeiro para contratar uma produtora de vídeo, utilize a câmera do seu aparelho móvel.

Como aplicar

1 – Seja visto. Através do título, descrição e tags, você pode encurtar caminho para seu público.

2 – Utilize YouTube Ads. Você só paga se alguém acessa seu vídeo.

3 – Use o YouTube Analytics – Você consegue identificar onde você pode concentrar seus esforços e recursos futuramente.

4. Influenciadores

Nem preciso dizer o quão importante Influenciadores são para o marketing de conteúdo. De acordo com a Nielsen, 77% de pessoas são mais propensos a comprar produtos recomendados por alguém de confiança.

A Starbucks frequentemente utiliza de influenciadores para suas campanhas de mídias sociais. Um bom exemplo é a campanha intitulada Frappuccino Summer of Fun (Frappuccino Diversão de Verão, em tradução livre).

Mesmo não tendo a estrutura e recursos de uma Starbucks, ainda é possível

Como aplicar

Todos os setores do mercado têm seus influenciadores. A sua empresa, mesmo que pequena, pode achar esses indivíduos e criar relacionamentos duradouros.

1 – Defina os influenciadores nas mídias sociais através de relevância, alcance e penetração.

2 – Identifique seus influenciadores através de ferramentas como a klout.com, redes sociais individuais, motores de busca etc.

3 – Interaja e mantenha relacionamento com seus influenciadores através de seus conteúdos e participando de conversas em suas contas de mídias sociais.

4 – Explore defensores da marca de dentro da sua empresa. Mantenha uma cultura de saudável, e treine seus colaboradores a maximizar seus canais de mídias sociais. Desenvolva líderes para encabeçar suas campanhas. Monitore seu desenvolvimento.

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2017-10-06T05:31:43+00:00